Itabuna estréia Sandro e Conquista pronto para decidir

O problema é a ausência de Leo Ceará. O esquema tático usado por nove rodadas, quando, invicto, o Itabuna saiu do oitavo para o quarto lugar, classificado antecipadamente, era o preferido do técnico José Ferreira. Mas o meia reclamou de dores na coxa direita, sexta-feira, e foi vetado da partida contra o Vitória, às 16h, no Luís Viana Filho.

A decisão do departamento médico antecipou a estréia do volante Sandro no time. Contratado ao Asa-AL para o quadrangular, o atleta ficaria no banco de reservas. A experiência nas finais de 2006, somadas ao título pelo Colo-Colo e a confiança do treinador, foi decisiva na sua escolha.

Com Sandro, o Itabuna reforça a marcação no meio-de-campo. Ele tem por características proteger os zagueiros e dar qualidade na saída de bola. Leo Ceará era parceiro de Lei na armação de jogadas e chegava como surpresa no ataque. Para suprir a perda, os laterais Wescley e Diego Aragão ganham liberdade no apoio.

Por coincidência, ano passado, Sandro reestreou no Colo-Colo também contra o Vitória. O volante ainda fazia tratamento de lesão no púbis no rubro-negro quando optou por retornar a Ilhéus. Embora sem condições, pediu para a-tuar. Marcou um gol no empate por 2×2, no Mário Pessoa, e não mais jogou no restante do estadual.

A mudança tática, contudo, dá a Ferreira comodidade para tentar anular Ramon Menezes e Rodrigão, considerados as peças-chave do Vitória. A preocupação com Ramon resultou em trabalho específico para o goleiro Vandré. Com o preparador de goleiros Zé Carlos, simulou série de lances de bola parada, tanto de cobranças diretas como de cruzamentos.

O Itabuna chega ao quadrangular com campanha de nove vitórias, oito empates e cinco derrotas: 35 pontos. Marcou 34 gols e sofreu 32, saldo de dois. Como mandante, conquistou 66,7% dos pontos. Visitante, 39,39%.

Conquista pronto para decidir

O Vitória da Conquista tem o quadrangular para provar que a sensação do Campeonato Baiano pode também ficar com o título. Destaque nacional pela rápida ascenção, o clube faz, contra o Bahia, às 16h, no Lomanto Júnior, a primeira de seis finais. Planejado para ser campeão até 2010, pode cumprir a meta já no terceiro ano como profissional.

Sem problemas de suspensão como tampouco de contusão, o time vai ser o mesmo usado ao longo do campeonato. Apesar do mistério ao longo da semana, quando testou alternativa, Elias Borges dificilmente tira o meia Narcísio para escalar Jeferson, zagueiro emprestado pelo Vitória. A alteração pode acontecer no segundo tempo, a depender do placar.

Na fase de classificação, o Vitória da Conquista terminou em segundo lugar, com 48 pontos, dois atrás do Bahia e seis à frente do Vitória. Quarto, o Itabuna somou 35 pontos. Nas estatísticas, o alviverde tem o segundo ataque mais positivo (45 gols) e a terceira defesa menos vazada (26 gols). Com 13 gols, o atacante Tatu é o vice-artilheiro do estadual, três atrás de Souza, do Fluminense.

A expectative é de 15 mil pagantes no estádio. As entradas estão à venda desde terça-feira e mais de seis mil bilhetes foram comercializados antecipadamente, fora a carga de 5.450 entradas da promoção Sua Nota É um Show, postas a troca, ontem, no Ginásio de Esporte Raul Ferraz.Correio da Bahia

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário