A força verde e branca que vem das arquibancadas

O campeonato baiano ainda não terminou, e pode ser decidido apenas na última rodada, mas, de maneira especial, uma disputa está mostrando a força do Bode do sudoeste. O Vitória da Conquista mostrou que tem uma arma especial para encarar seus adversários dentro e fora de seus domínios, de maneira mais evidente no estádio Lomanto Júnior: a sua torcida.

Esta torcida é justamente responsável por um número que, salvo alguma correção “a posteriori”, pela primeira vez nestes mais de 100 anos de história um clube do interior poderá chegar ao final da competição como campeão em presença de público e melhor média por partida.

Mesmo com a realização do BAVI de domingo no Barradão, com presença de mais de 30 mil torcedores, o alviverde ainda mantém uma frente de 10 mil torcedores em relação ao Vitória e ambos com um jogo ainda por realizar dentro de seus domínios. O alviverde receberá o próprio rubro-negro da capital, enquanto o Vitória pegará o Itabuna na última rodada.

Como a expectativa de público entre Bode x Leão na próxima quinta-feira, dia 1º de maio é de pelo menos 15 mil torcedores em campo, seria necessário um público na partida entre Vitória x Itabuna igual ao BAVI.

Até agora, foram 111.213 torcedores no Lomantão contra 101.664 no Barradão. A média de público do alviverde é de 8.555 torcedores a cada apresentação em seu mando de campo, contra 7.820 do Vitória.

Evidente que nesta competição não está o Bahia, time de maior torcida no estado, que teve de mandar seus jogos em Camaçari e Feira de Santana, o que levou o tricolor a despencar para 11ª colocação em público. O Bahia vem mantendo a inexpressiva média de 2.856 torcedores por partida, superando apenas o Ipitanga. Mas esses números do tricolor também revelam outra realidade: o Bahia é o time de maior torcida na capital do estado, mas, no interior não tem a mesma força.

A média de renda do Vitória da Conquista na competição é de R$ 60.466,54 por partida, enquanto a média geral do campeonato é de pouco mais de R$ 35 mil. O alviverde só é superado pelo Vitória porque o time da capital cobra ingressos mais caros desde a primeira fase da competição.

Classificado para a Série C do Campeonato Brasileiro 2008 e disputando com grandes chances de conquistar uma vaga para a Copa do Brasil 2009, o alviverde deverá manter esta excelente média de público, e, podendo até aumentar caso as obras de ampliação do estádio, que pertence ao município, sejam realizadas em tempo da estréia do brasileirão, no mês de julho.

Júnior Patente
ascom@primeiropasso.net

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário