Carta de Repúdio à TV Itapoan.

Essa semana fomos pegos de surpresa, com o anúncio da TV Itapoan de que iria transmitir o jogo Bahia x Atlético, em detrimento do jogo Ipitanga x Vitória, que estava previamente definido como jogo televisionado.

Em contato com o Setor de Esportes da TV Itapoan, o CanalECVitoria.com.br soube através do Sr. Glauber, responsável pelo setor, de que a decisão foi por conta de que o Atlético de Alagoinhas estaria disputando vaga, e que o jogo seria mais atrativo.

Questionado se não seria para conter custos com a viajem dos equipamentos para transmissão até Porto Seguro, o mesmo negou, dizendo que inclusive os equipamentos já estariam lá. E se por acaso fosse, a emissora estaria errada do mesmo jeito, pois contra-partida das transmissões é justamente o custo delas, já que o valor pago aos clubes pelos direitos televisivos é irrisório.

Rebatemos o argumento de que o Atlético estaria disputando vaga, alegando que o Ipitanga também esta na disputa dessa mesma vaga, mas não obtemos uma resposta convincente.

Ora, resta-nos crer então, que a decisão é puramente política.

Sem entrar no mérito se isso fere ou não o contrato com os clubes, já que não temos acesso ao conteúdo do mesmo, o Vitória acaba por ser prejudicado de algumas formas.

Veja:

Primeiro, o Vitória perde a exposição de seus patrocinadores em TV Aberta, o que diminui a atratividade do clube, prejudicando financeiramente o mesmo;

Segundo, a torcida rubro-negra se sente lesada e desrespeitada, já que é muito mais difícil pro torcedor ir para Porto Seguro, do que a Camaçari. Desta forma, o torcedor do Bahia passa a ter duas opções de ver o jogo do seu clube, enquanto a do Vitória fica sem opções.

Por último: Se não por paixão, porque uma emissora de TV transmitiria a partida de um clube de segunda divisão, em detrimento de um de 1ª divisão?

Esse episódio deixa a torcida rubro-negra órfã de veículos de imprensa independentes. Quem não se lembra que pela Copa do Brasil, o Vitória não teve o jogo contra o Suoza/PB transmitido pela TV Bahia, enquanto o Bahia teve os dois jogos (inclusive o da praça) contra o poderoso ICASA transmitidos?

A TV Itapoan, ganhou a credibilidade dos torcedores rubro-negros quando enfrentou a autoritária TV Bahia, e passou a nos dar o prazer de ver os jogos do nosso clube transmitido ao vivo. Agora, coloca água em nosso chope, e nos deixa a ver navios, pela segunda vez, como ocorrido também no BaxVi em Feira de Santana. Naquela ocasião, alegaram que o mandante Bahia, não autorizou a transmissão porque o estádio não lotou. E agora? O mesmo Bahia autoriza a transmissão em Camaçari, com um estádio que estará às moscas, e a TV Itapoan aceita de bom grado.

É uma pena que esse tipo de coronelismo da imprensa baiana ainda ocorra em pleno século XXI. O profissionalismo da lugar a paixão clubística dos que detém o 4º poder.

Mas não se preocupem não torcedores rubro-negros. Nós venceremos ao final, contra tudo e contra todos. Como sempre.

Saudações Rubro-Negras,
Leonardo Leão
leonardo@canalecvitoria.com.br
www.canalecvitoria.com.br

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário