Vampiros do futebol

As lendas de vampiros são muito antigas e presentes no imaginário de diversos povos e principalmente no inconsciente coletivo dos apaixonados pelo futebol.

Talvez sua origem seja baseada em um antigo mito de que através da sedução conseguia apoderar-se de sua vítima ao introduzir suas presas e sugar todo o seu sangue. Com isso seria possível ser o dono da vida e da alma de outra pessoa.

Temos vários exemplos em diversos clubes do nosso País de dirigentes com essas características que usam o poder de seus cargos para seduzir e apoderar-se das almas dos torcedores.

Torcedores que acreditam fielmente que ao se aproximar ou se submeter a esse jogo de sedução feita com muita habilidade por esses vampiros modernos farão ou estarão fazendo o melhor para seu clube do coração.

Só que não sabem esses torcedores que ao serem seduzidos por esses vampiros correm o grande risco de ter sua alma absorvida por esse poder diabólico transmitida por meios modernos de comunicação e acima de tudo pelo fascínio de uma partida de futebol.

Entre os antigos Astecas havia alusão ao beijo do vampiro, entretanto o mesmo não era considerado demoníaco, e sim uma forma de canibalização que simbolizava a oferta ritual da pessoa a ser sacrificada aos deuses. No nosso caso aos “eternos deuses” do futebol.

O sangue também tem um forte valor simbólico em diversas culturas: significa vida, paixão, poder, força, e também carrega consigo uma série de tabus que culmina no descrédito de novas idéias e da renovação natural do poder. Para os “vampiros do futebol” o torcedor só tem que estar pronto para ter seu sangue bebido em uma taça que nem sempre é a da conquista de um titulo.Os “vampiros do futebol” são criaturas temidas, porque tiram o sangue dos torcedores ao mesmo tempo em que se diz ser como eles. A única diferença é que os “vampiros do futebol” não possuem sombra, nem se refletiam em espelhos. Além disso, podem mudar sua forma, os tornando difíceis de capturar e bastante perigosos. Durante a luz da verdade e da transparência esses “vampiros do futebol” se escondem em seus gabinetes, para na noite do espetáculo beber o sangue apaixonado dos torcedores que lotam as arquibancadas.

A característica mais temida dos “vampiros do futebol” é que parecem ser praticamente imortais. Apenas alguns ritos podem acabar com os “vampiros do futebol” como, por exemplo: Auditoria nas contas dos clubes, Eleições diretas para sua diretoria executiva, igualdade na relação entre direção e oposição nos meios de comunicação e o mias forte de todos eles seria a conscientização do torcedor.

Não me parece ser um vampiro um mito, pois percebo claramente meu sangue de torcedor sendo sugado, vejo vidas sendo perdidas por ganância e vejo uma nação ser vilipendiada por caprichos do poder.

por Edmilson Gouvêa

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário