1932 – O primeiro Ba-Vi de 90 de minutos

O primeiro Ba-Vi pra valer foi realizado em 18 de setembro de 1932. “Pra valer” porque os dois clubes já haviam se enfrentado, cinco meses antes, pelo Torneio Início do Estadual, mas o jogo teve apenas 20 minutos de duração. A exemplo do que aconteceu naquela “mini-partida”, o Bahia venceu o primeiro Ba-Vi de 90 minutos por 3 a 0. Desta vez, com gols de Guarany, Bayma e Raul.

Os primeiros Ba-Vis, porém, não foram cercados pela mística, expectativa, rivalidade e emoção que compõe o clima dos clássicos disputados hoje em dia. Afinal, Bahia e Vitória ainda não eram os clubes mais tradicionais e vencedores do estado. Tampouco tinham torcidas representativas. O Bahia estava no seu segundo ano de vida. O Vitória ainda vivia a fase de transição para o profissionalismo e o esporte principal disputado no clube era o remo.

A importância do jogo pode ser percebida pelo pouco espaço dado pelo Jornal A Tarde, o principal do Estado na época e ainda hoje, na cobertura do primeiro Ba-Vi. Veja o que saiu na edição do periódico de 19 de setembro de 1932:

“O S.C. Bahia derrotou o S.C. Vitória no encontro de ontem, de 3 x 0 gols, estes marcados no primeiro tempo, quando o campeão bahiano actuou muito bem, com bello padrão de jogo. Os três pontos foram verdadeiramente techinicos, producto da inteligente combinação das linhas. De todos, o mais bello foi o gol de Raul, calma, consciência, tendo a frente o beck e o keep, o lado direito de De-Vecchi bem defendido, colocou na esquerda. Só mesmo Araquém marcou um assim, aqui na Graça. O gol só valeu pela partida”.

Bahia 3 x 0 Vitória
Data: 18 de setembro de 1932
Local: Campo da Graça
Competição: Campeonato Baiano
Árbitro: Osvaldo Souza
Gols: Raul (2) e Gambarota

Bahia: Teixeira Gomes; Odilon e Bisa; Milton, Canoa e Gia; Bayma, Guarany, Gambarrota, Raul e Rubinho.

Vitória: De-Vecchi; Gilberto e Arlindo; Presídio, Ribeiro e Emílio; Mozart, Guigui, Newton; Dourado e Gazinho.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário