Já não resta dúvida de quem é a torcida mais fiel

Historicamente a Bahia foi alvo de grandes invasões, a exemplo das invasões francesa e holandesa que tentavam levar nossas riquezas para fora do País. Na alta estação ocorre ainda a invasão turística, esta em processo inverso, trás riquezas para o nosso Estado. Vocês devem estar se perguntando: o que isto tem a ver com o Vitória? Apenas o nome INVASÃO, pois este será o tema desse texto que trata de duas invasões recentes.

A primeira invasão que iremos tratar é dos ex-jogadores do Bahia que desembarcaram na Toca do Leão. Obviamente isto não é nenhuma novidade, uma vez outrora vários jogadores que defenderam o Bahia se transferiram para o Vitória, a exemplo de Ramon Menezes, Uéslei, Marcelo Ramos, Beijoca e tantos outros. Embora naquela época o ex-quadrão ainda disputasse a primeira divisão e possuía alguns jogadores de qualidade.

O que nos deixa preocupado é que nos últimos dois anos esta migração de ex-tricolores tornou-se freqüente e justamente num momento em que o rival disputa as divisões inferiores do futebol brasileiro e seus jogadores são de qualidade duvidosa, principalmente para atuar num clube da elite.

Facilmente podemos citar quase um time de jogadores que trocaram o azul, vermelho e branco pelo vermelho e preto: Emerson, França, Guilherme, Sorato, Marcelo Silva, More, Harley e mais recentemente Danilo Rios e Carlos Alberto. Não tomaremos como surpresa se mais dois tricolores vierem para o Vitória antes do Brasileirão. Tal fato não nos trará contentamento, e sim, preocupação, mas torceremos para que estes atletas honrem nossa camisa e demonstrem um futebol convincente.

A segunda invasão que trataremos neste espaço nos enche de orgulho e contentamento. Refere-se à invasão da torcida rubro-negra ao estádio Armando Oliveira, em Camaçari. Na ocasião do jogo Camaçari 0x1 Vitória, a torcida do Leão demonstrou mais uma vez sua fidelidade e foi a maioria esmagadora nas arquibancadas do estádio em que o rival é obrigado a mandar seus jogos.

Enquanto a torcida do incolor alega a distância, a dificuldade de transportes e várias outras desculpas para justificar a pífia presença de público, cuja média é de pouco mais de 2 mil torcedores por jogo, a torcida rubro-negra ignorou e suplantou todas as adversidades e levou mais de 5 mil torcedores ao estádio Armando Oliveira, em pleno sábado de carnaval em Salvador, quando enfrentamos a concorrência das musas rubro-negras Ivete Sangalo e Daniela Mercury.

Chega a ser gritante a diferença de fidelidade entre as duas torcidas. Enquanto a torcida do Bahia era exaltada pelos cronistas esportivos da Bahia por comparecer em grande número à Fonte Nova, aproveitando-se da boa localização do estádio e da proximidade à estação da Lapa; a torcida do Leão demonstrava sua fidelidade comparecendo ao Barradão enfrentando a distância, a ausência de transporte e o descaso dos órgãos públicos.

Jogando na mesma praça esportiva (no Armando Oliveira, já que no Barradão só o Leão), não resta mais dúvida de qual torcida é a mais fiel do Estado.

Saudações rubro-negras!

Por: Michel SilvaTítulo original – Invasão de ambos os lados

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário