Baianão é laboratório?

Que boa parte dos clubes de futebol do Brasil aproveitam o primeiro semestre, em que são disputados os campeonatos estaduais, para preparar suas equipes para a disputa dos Campeonatos Brasileiros das Séries A, B e C não há dúvida.

Até porque muitos contratos se encerram com o fim de temporada e as mudanças nos elencos são inevitáveis. Quem se destacou no ano anterior, geralmente busca melhores contratos, dentro ou fora do Brasil, e muitos clubes precisam honrar compromissos financeiros, negociando futuros craques junto a empresários caça-talentos.

Com o Vitória não é diferente e, após conseguir o acesso à Primeira Divisão em 2007, o rubro-negro desfez a base do elenco e hoje luta para formar um novo grupo para 2008. O comandante do projeto de reformulação, o treinador Vadão, se vê diante de dúvidas, testes que dão certo e outros que nem tanto.

Protestos

A maior dificuldade é fazer experiências com o campeonato estadual em curso e aí está o maior problema. Mesmo que alguns torcedores entendam a situação da diretoria e do treinador, resultados negativos podem influenciar opiniões e levantar protestos, assim como já aconteceu no Baianão 2008.

Se perder já não é bom, as coisas pioram quando o torcedor não admite derrotas para equipes inferiores e, muito menos, para o maior rival, que também busca a formação de seu novo elenco, mas, se estiver num momento melhor, pode arrebatar a hegemonia local.

A diretoria do Vitória já bateu o pé firme que Vadão continua com créditos, independente dos resultados em campo no Baianão. “Vadão é o treinador para toda a temporada”, garantiu o presidente do Vitória S/A, Jorge Sampaio. O treinador também deixou claro que vai continuar experimentando para afinar o grupo que disputa a Série A.

Das arquibancadas alguns torcedores apostam no “projeto Vadão” e concordam com o laboratório rubro-negro, enquanto outros não admitem perder o estadual, independente dos problemas com as contratações.

Francisco Ribeiro/Barradão Online

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário