Técnico do Bahia divulga cartilha para prevenir indisciplina

O clube todo está avisado: não há mais espaço para atos de indisciplina no Bahia. A cartilha do “professor” Paulo Comelli entrou em vigor ontem e foi distribuída entre jogadores, comissão técnica, departamento médico, roupeiros e outras tantas instâncias do futebol. “Por todas as equipes em que passo, gosto de estabelecer um regulamento. Esse informativo tem até dicas de nutrição e remédios que podem ou não ser consumidos”, assegura o treinador.

Mas o objetivo é mesmo estabelecer regras mais rígidas de conduta. Estão anunciados horários de treinos, concentrações e viagens, e as respectivas multas por atrasos ou faltas. A medida pretende reduzir os atos de indisciplina cometidos no ano passado, quando a complacência nas punições abriu brecha para problemas durante toda a temporada.

O exemplo de Carlos Alberto é emblemático. O lateral-direito entrou em rota de colisão com o técnico Arturzinho depois de deixar a concentração, chegar atrasado a treinos e se desentender com membros da comissão técnica e departamento de futebol. Castigo? Sequer uma advertência mais dura. É hora de mudar. Comelli até pretende contar com o jogador – com contrato encerrando no próximo dia 31 –, mas já provou que disciplina é parte indispensável do trabalho.

Com apenas alguns dias de clube, o treinador se encarregou de afastar o canhoto Ávine do grupo profissional e deu o primeiro puxão de orelhas no zagueiro Eduardo. Na terça-feira passada, garantiu que Denilson e Elias serão punidos pelo desentendimento e troca de socos no treino dos reservas. Agora não tem mais papo, vale o escrito. “Tivemos uma conversa sobre isso e está todo mundo ciente do regulamento”, salienta.

O longo papo atrasou o treino da tarde, mas o Bahia só deve ter uma mudança para a partida contra o Feirense, às 17h de amanhã, no Estádio Armando Oliveira. Emerson Cris estava na lista dos jogadores “sacrificados” neste início de temporada e dá espaço para o garoto Marcone. O time terá Darci; Alison, Rogério e Eduardo; Carlos Alberto, Fausto, Marcone, Rivaldo e Adilson; Pantico e Jorginho. A novidade é a inclusão do atacante Reinaldo Aleluia na relação dos concentrados.

Novela – O negócio de Eduardo com o Botafogo promete se estender por mais alguns dias. A empresa Ability apresentou proposta para adquirir os direitos federativos e econômicos do zagueiro, mas o Bahia promete endurecer a transação. Nos bastidores do Fazendão, corre a informação de que a diretoria rejeita a idéia de parcelar em quatro vezes o valor de R$1 milhão, não confirmado oficialmente.

Os dirigentes até aceitariam a importância, com a condição de que boa parte do dinheiro fosse paga de imediato e o tricolor mantivesse uma porcentagem dos direitos econômicos do atleta. Vale lembrar que o valor é inferior ao tratado com o Cruzeiro por 100% do passe – algo em torno de R$1,650 milhão. A solução para o impasse fica para a próxima semana e, enquanto isso, Eduardo segue treinando normalmente. O zagueiro está escalado pelo técnico Paulo Comelli para a partida em Camaçari.Correio da Bahia

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário