Reforma deixará Estádio de Pituaçu com 34 mil lugares

O estádio Roberto Santos, que integra o Complexo Esportivo de Pituaçu, será totalmente reformado. Um investimento da ordem de R$ 22 milhões, do governo da Bahia, vai promover a requalificação do espaço e intervenções no sistema viário que dá acesso ao local.

Com a obra, que atende a critérios sinalizados no Estatuto do Torcedor e que será realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o estádio terá sua capacidade ampliada de 16 mil para 34 mil lugares. Os serviços, anunciados nesta sexta-feira (11), em solenidade Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), devem ser iniciados na próxima semana e têm prazo de conclusão de cerca de seis meses.

O governador Jaques Wagner participou da solenidade e disse que a reforma do estádio Roberto Santos é uma resposta do Estado ao que aconteceu em 25 de novembro de 2007 – data do desastre da Fonte Nova.

“Sei que nada apaga, nem vai apagar o que aconteceu, mas estamos aqui anunciando esta obra que beneficia o esporte baiano, que é um valor cultural de nossa sociedade. Vejo que este pode ser o início da montagem de uma grande área de lazer e esporte em Pituaçu, o que não existe hoje em Salvador. Nossa idéia é valorizar o esporte, que é uma porta de entrada para a inclusão social”, explicou o governador.

Ele destacou ainda a necessidade de os torcedores e o público se conscientizarem da importância da preservação do equipamento, “mantendo-o em boas condições para o lazer de todos”.

Na ocasião, Wagner recebeu uma camisa e uma bola da Federação Baiana de Futebol (FBF). O presente foi entregue por um grupo de moças que trajavam camisetas de vários times da Bahia. No início da solenidade, foi exibido um vídeo institucional que mostrava a situação atual do estádio Roberto Santos e como ele deve ficar após o projeto de reforma.

O espaço físico existente será aproveitado, mas vai contar com estruturas novas – muros, vestiários, sala de juízes, sanitários, instalações elétricas e hidráulicas, sistema de irrigação e reservatórios. O estádio passará a contar com um sistema de esgotamento sanitário e terá a arquibancada revestida.

Entre os equipamentos contemplados com as melhorias, estão as tribunas de honra e de imprensa, as cabines de rádio e TV, a iluminação, os alambrados, os pilares e os cercamentos. Um placar eletrônico será instalado, além de um novo gramado.

Alternativa – Com a reforma, o estádio Roberto Santos servirá de alternativa para os clubes de futebol que estão sem espaço para realizar os jogos desde a interdição do Estádio Otávio Mangabeira (Fonte Nova). O Bahia, por exemplo, está entre os clubes que ficaram sem exercer atividades em Salvador, onde somente o Vitória tem estádio próprio.

As alterações no sistema viário que vão facilitar a entrada e a saída dos torcedores no estádio incluem o alargamento da pista com uma nova faixa na Avenida Pinto de Aguiar, a criação de um acesso pela Paralela, nas proximidades do Viaduto Dona Canô, a ampliação do calçadão e a implantação de uma passarela.

Na Paralela e na orla, uma área de estacionamento será construída e, em parceria com a prefeitura de Salvador, novas linhas de ônibus devem ser criadas para servir ao local.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário