Pesquisa Data Folha: Torcida do Bahia 40%, Vitória 22%

Pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 26 e 29 de novembro e divulgada ontem (15) mostra estabilidade quanto às torcidas dos clubes de futebol brasileiros. Flamengo, time de preferência de 17%, e Corinthians, o preferido de 12%, seguem sendo os times com mais simpatizantes entre os brasileiros com idade a partir dos 16 anos. A pesquisa foi realizada dias antes do fim do campeonato brasileiro deste ano, em que o Corinthians foi rebaixado para a série B, e o São Paulo, time preferido de 8% dos brasileiros, conquistou o título pela quinta vez.

O Bahia é o líder isolado entre os moradores de Salvador, com 40% das preferências, 18 pontos à frente do Vitória, que atinge 22%. No Estado como um todo, porém, o Bahia fica com 16%, disputando a preferência com o Flamengo, que chega a 21%. O Vitória é o time declarado de 8% dos baianos, que também torcem para, entre outros times, o Corinthians (7%), o Vasco (6%), o São Paulo e o Palmeiras (5%, cada).

Entre os moradores do Ceará, o Flamengo atinge 17% das menções. Fortaleza e Ceará atingem 8%, cada, percentual idêntico ao dos que citam o Corinthians como time do coração e próximo ao dos que citam São Paulo e a seleção brasileira (7%). Na capital cearense, os locais Fortaleza (18%) e Ceará (14%) disputam a preferência com o rubro-negro carioca (13%).

Já o Sport lidera entre os moradores de Pernambuco, com 21%, e no Recife, com 34% das preferências. No Estado como um todo, vêm a seguir, entre outros, Corinthians (8%), Santa Cruz, Flamengo (7%, cada), São Paulo, Palmeiras (5%, cada) e Náutico (4%). Na capital pernambucana Santa Cruz atinge 15% e Náutico fica com 11%, enquanto Palmeiras obtém 3% e Flamengo, Corinthians e São Paulo ficam com 2%, cada.

DataFolha

Veja matéria na íntegra clicando aqui

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário