Dupla Ba-Vi estréia na Copa São Paulo

Bahia e Vitória estréiam amanhã na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O maior torneio da categoria do País é disputado por 88 clubes divididos em 22 grupos. O tricolor baiano faz parte do Grupo B e fará sua estréia contra o Santo André às 16 horas (horário de Brasília). O rubro-negro, integrante do Grupo U, joga contra o Avaí no mesmo horário. O Fluminense de Feira de Santana será o último time baiano a estrear na competição. Componente do Grupo F, o “Touro do Sertão” fará seu primeiro jogo na segunda-feira, contra o Barueri.

A dupla Ba-Vi já se encontra em solo paulista. O Bahia divide o grupo com Primavera-SP, do Vespasiano-MG e Santo André. Já o Vitória terá o Avaí, o São Caetano e o Paulínia como adversários nessa primeira fase da competição.

Nessa etapa, as 88 equipes são divididas em 22 grupos com quatro integrantes cada um. Os times jogam entre si em turno único e os quatro primeiro colocados de cada chave se classifica para a fase seguinte, assim como os dez melhores índices técnicos. Da segunda fase em diante, as 32 equipes disputarão sistema de mata-mata em jogo único até a decisão.

O Bahia chega à competição com a esperança de repetir boas atuações e descobrir novos talentos. Apesar de eliminado nas quartas-de-final nas duas últimas edições, o time revelou atletas como Danilo Rios e Rafael Bastos, em 2006, e Eduardo e Anselmo Ramon, negociado ao Cruzeiro ainda júnior, em 2007.

Com exceção de dois jogadores, o restante do time é formado por jogadores que subiram da categoria juvenil para os juniores, em 2008. “O meio-campo Ananias, e o volante Bruno Lopes, já atuaram no time profissional e poderão surpreender durante a competição”, afirmou o coordenador das divisões de base, Juan Carlos.

Em 2007, o Bahia conquistou o campeonato estadual da categoria, além da Copa Estado da Bahia. A comissão técnica não tem dúvidas de que o time chega a São Paulo para disputar o título da Copinha. “O Bahia sempre se prepara para ser campeão. Primeiro temos que classificar para a próxima fase e, depois, pensar no título. O regulamento torna esta competição muito exigente”, finaliza Juan Carlos.

O Vitória também está otimista na disputa da Copinha. O rubro-negro foi eliminado ainda na primeira fase nas duas últimas edições. Por isso, o grupo que viajou para São Paulo quer reverter esse histórico.

O técnico Gilmey Aymberê deve adotar dois esquemas táticos, o tradicional 4-4-2 e o 3-4-3, mais ofensivo. “É um trabalho tático semelhante ao que a Argentina e os times do país fazem. Um lateral fica preso à marcação como terceiro zagueiro e o outro ataca como ponta”, explicou. Aymberê aposta no volante David Manteiga e no meia Lucas, ambos com 16 anos, tratados como jóias na divisão de base.

O meia Marcos, de 18 anos, que já foi aproveitado entre os profissionais, também corre por fora. “São jogadores especiais. Se continuarem a evoluir e mantiverem a cabeça no lugar, vão ser destaques no Brasil”, afirmou.Tribuna

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário