Presidente da Câmara pede reforma imediata do estádio de Pituaçu

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valdenor Cardoso (PTC), encaminhou hoje uma moção ao governador do Estado, Jaques Wagner, solicitando o início em caráter de urgência da reforma no Estádio Roberto Santos, também conhecido como Estádio de Pituaçu, para que o Bahia tenha um local adequado, em Salvador, para disputar seus jogos pelo campeonato baiano. “Caso seja mantida a interdição da Fonte Nova, como está previsto, é imprescindível que o estádio de Pituaçu seja reformado o mais breve possível. É um estádio modesto, reconheço, mas é o que dispomos no momento para abrigar os jogos do Bahia.”, disse Valdenor, que recebeu apoio – com assinaturas – da maioria dos vereadores no documento enviado ao governador Jaques Wagner. O presidente da Câmara observa também que a torcida do Bahia – responsável pelo maior público das três séries do campeonato brasileiro de futebol, com uma média de mais de 40 mil torcedores/jogo – não pode ficar sem uma praça esportiva disponível em Salvador para assistir os jogos do time. ” Os milhares de torcedores do Bahia não podem sofrer as consequência com uma eventual escolha de uma cidade do interior para que o Bahia dispute o campeonato”, pondera. Outro aspecto destacado por Valdenor Cardoso é a importância para a economia de Salvador com o Bahia mandando seus jogos na capital: ” não é apenas o clube que lucra em dia de jogo, mas também centenas de pessoas que vivem do comércio ambulante. São vendedores de camisas, souvenires, alimentos, bebidas e uma variedade de produtos, que fazem seus comércios nas imediações das praças esportivas e não podemos ignorá-las. E há, ainda, o pessoal envolvido com o espetáculo em si, os bilheteiros, porteiros e fiscais do estádio, que dependem, muitas vezes, desta renda extra para sobreviver.”Alguém vai ter que pagar por isso”, promete delegada
O que era apenas senso comum ganhou, ontem à tarde, ar de informação oficial. Rodeada por repórteres, numa saleta da Secretaria de Segurança Pública, a delegada Marilda Marcela da Luz divulgou o tão aguardado laudo do Departamento de Polícia Técnica sobre as causas do desabamento de domingo retrasado, na Fonte Nova.
A conclusão dos peritos Roberto Ventin, Eduardo Rondamilas e Gilberto Pinheiro Filho põe a culpa no péssimo estado de conservação do estádio – nenhuma novidade, portanto, em relação ao relatório apresentado seis dias antes pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).
“Alguém vai ter que pagar por isso”, decretou a delegada, preferindo ainda não acusar nominalmente os eventuais responsáveis. Mas promete terminar o inquérito policial até o fim do ano, dentro do prazo fixado pelo Código Penal.
A partir de segunda-feira, começará a ouvir dirigentes de Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Federação Bahiana de Futebol (FBF), Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Polícia Militar (PM), Vigilância Sanitária, Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) e Esporte Clube Bahia.
Segundo ela, todos podem ser indiciados por homicídio doloso ou culposo, lesão corporal grave ou gravíssima e expor a perigo vida alheia.
Marilda deseja saber quem deixou de tomar as medidas cabíveis para prevenir a morte dos sete torcedores do Bahia, mesmo tendo tomado conhecimento da situação precária da praça esportiva. “O jeito é verificar a documentação produzida anterioramente sobre o caso”, explicou.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário