A Fonte Nova de Oscar Niemeyer

O carioca Oscar Niemeyer Soares Filho, que este mês completou 100 anos de idade, pode assinar o projeto do novo estádio que vai substituir a Fonte Nova. No início de janeiro o governador do Estado, Jaques Wagner, vai ao Rio de Janeiro convidar o arquiteto para elaborar o projeto que não será apenas um estádio, mas uma arena multiuso, com casa de espetáculo, centro de convenções, lojas de departamentos e conveniências, fast-food com praça de alimentação e estacionamento com capacidade mínima para cinco mil veículos.

“Na verdade o convite já foi feito, quando liguei para lhe parabenizar pelos 100 anos de idade. Na oportunidade lembrei que ele não tem nenhum projeto na Bahia, e que esta seria uma excelente oportunidade. Em janeiro vou ao Rio oficializar pessoalmente este convite para Niemeyer elaborar o projeto do novo estádio”, disse o governador Jaques Wagner.

O governador reiterou a sua posição de construir a nova arena onde é hoje o estádio da Fonte Nova, no bairro de Nazaré. Apenas ressaltou que não sabe ainda de que forma isso será realizado, com implosão, demolição, ou reconstrução, que vai ficar a cargo das empresas que vão concorrer à licitação pública.

“Eu já sabia que esta Fonte Nova não seria aproveitada para sediar jogos do Mundial de 2014, porque ela não está dentro dos padrões da Fifa. A tragédia do dia 25 apenas definiu a minha posição de não construir a nova arena em outro lugar de Salvador”, ressaltou o governador do Estado.

Ainda neste final de ano o governo do Estado deve publicar o Edital de licitação para a contratação das empresas que vão realizar as obras de recuperação e ampliação do Estádio Metropolitano de Pituaçu, no prazo inicial de quatro meses, a tempo do Bahia sediar em Salvador os seus jogos pela Série B do Campeonato Brasileiro. A grande notícia revelada ontem pelo governador Jaques Wagner, é que será um trabalho muito mais amplo e eficaz do que vinha sendo divulgado até então pela imprensa, que projetava um estádio com capacidade limitada de 15 a 18 mil lugares.

“O projeto prevê a construção de um novo lance de arquibancada, fechando o anel, e ampliando a capacidade do estádio de Pituaçu de 30 a 35 mil lugares, dando ao Bahia uma excelente opção para o Brasileiro. O projeto vai também trabalhar na melhoria das vias de acesso e de todo o complexo, estacionamentos, com recuperação de vestiários, cabines, iluminação, enfim, vamos trabalhar intensivamente para tentar cumprir o prazo previsto de quatro meses”, afirmou Jaques Wagner.

Tribuna

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário