Crea-Ba pode vetar também o Estádio Armando Oliveira em Camaçari

Não é, nem de longe, nas mesmas proporções da Fonte Nova, mas o estádio Armando Oliveira tem muitos problemas para superar e sediar os jogos do Bahia, receber uma média de 10 mil torcedores por partida, pelo Campeonato Baiano, no primeiro trimestre de 2008. Com infiltrações, rachaduras e exposição de ferragens na sua estrutura, o estádio pode não passar pela vistoria do Crea – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia, que será realizada esta manhã, por profissionais especializados, numa avaliação solicitada pelo próprio secretário Joelson Macedo, da Sedel – Secretaria Municipal do Esporte e Lazer do Município de Camaçari.

Por iniciativa própria, a Sedel já contratou uma empresa especializada, a Perconserv, para a realização de obras de recuperação do estádio metropolitano de Camaçari, hoje conhecido como estádio Armando Oliveira, num investimento inicial de R$ 100 mil. Mas são serviços superficiais, de pintura geral, recuperação de alambrados, sanitários, numeração das arquibancadas, dentro do que exige o Estatuto do Torcedor, obras que vão inclusive, reduzir a capacidade oficial do estádio.

“Já tivemos jogos de Bahia e Vitória com público acima de 10 mil. Mas com a numeração, dentro dos padrões exigidos pela Fifa, essa capacidade, de arquibancada, deverá ser reduzida para 7 mil e 500 torcedores”, explicou o secretário Joelson Macedo.

Na verdade, com o trabalho inicial de recuperação, o estádio vai conseguir receber até 11 mil torcedores. Será aberto um segundo portão de acesso, com novas bilheterias, no lado da Avenida Sul, oposta às arquibancadas, e com isso viabilizar a área em volta do campo, uma espécie de geral, para os torcedores em pé. Mas a Sedel descartou qualquer possibilidade de ampliação da capacidade de arquibancadas com a instalação de estrutura tubular.

Mas tudo isso pode não significar nada quando sair o laudo da perícia, do grau de risco que será fornecido pelos profissionais especializados em estrutura. Nas duas extremidades das arquibancadas, no topo das duas escadas de concreto que dão acesso às arquibancadas, existem ferragens expostas em conseqüência da queda de cimento, além de infiltrações em alguns setores do estádio Armando Oliveira.

Se der tempo, a Secretaria de Esportes de Camaçari vai investir no trabalho de recuperação e garantia. Esta decisão saí na sexta-feira, pela manhã, quando será realizada uma reunião geral na prefeitura do município, com as participações do Prefeito Luiz Caetano, do secretário da Sedel, Joelson Macedo, dos presidentes do Bahia, Petrôneo Barradas, da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, de um procurador do Ministério Público, Comando da Polícia Militar em Camaçari, e dos representantes do Crea-BA.Tribuna

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário