Vitória “seca” o Marília no STJD

Por Rafael Carneiro

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode mudar toda a história da Série B do Campeonato Brasileiro. O Marília, clube do interior de São Paulo, terá seu recurso da perda de seis pontos julgado na tarde de hoje. O julgamento é tão importante que, até mesmo o Coritiba, já classificado para a elite do futebol nacional, pode perder a vaga garantida por antecipação.

O Vitória também pode ser prejudicado na história. Com 50 pontos conquistados – isso retirando os pontos perdidos – a equipe paulista ocupa a quinta colocação da Série B. Caso recupere os seis pontos, o Marília pularia para a segunda colocação, ultrapassando a Portuguesa, o Ipatinga e o rubro-negro baiano.

Com isso, a disputa por uma das vagas no G-4 ficaria ainda mais acirrada nestas últimas rodadas da Série B. Com 63 pontos, o líder Coritiba não estaria mais com uma vaga garantida. Isso porque, do segundo, que seria o Marília, ao quinto colocado, o Ipatinga, a diferença seria de apenas um ponto.

O Marília foi punido com a perda de seis pontos por ter escalado o zagueiro Leandro Camilo na terceira rodada da Série B diante do Avaí, quando o time paulista venceu por 4 a 3. O clube foi incluído no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: “inscrever um atleta em jogo sem a devida condição legal de jogo”.

No entanto, os dirigentes do clube paulista garantem que o erro foi na verdade da Federação Paulista de Futebol (FPF). Com provas e argumentos a seu favor, o presidente do Marília, Beto Mayo, acredita na vitória nos tribunais. Estou bastante confiante. O erro não foi nosso, foi da Federação Paulista”, disse.

A confiança dos paulistas aumenta quando eles se lembram do Paraná, que teve um caso parecido, conseguiu provar que o erro foi da federação local e foi absolvido. “O processo do Marília é análogo ao do Paraná, que foi absolvido. A CBF desde 2004 dá poderes às federações em regularizar os atletas. Se a documentação estiver tudo ‘OK’, a federação registra o atleta. Se a documentação não estiver ‘OK’, o processo nem chega à CBF. Portanto, a FPF errou. Tanto é que demitiu os responsáveis por esta confusão”, comentou o advogado do Marília, Adriano Pereira.

O julgamento no STJD está previsto para as 13 horas e deve durar cerca de duas horas. A pauta já deveria ter sido julgada há duas semanas, mas por causa das fortes chuvas que caíram no Rio de Janeiro no final de outubro, o julgamento foi adiado para hoje. 15:00 – Não deu em nada. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) não devolveu os seis pontos retirados pela escalação irregular do zagueiro Leandro Camilo. Assim, o Coritiba confirma o acesso à elite do Brasileirão e o Vitória respira aliviado.
Detalhes do julgamento. Clique aqui

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário