Juvenal Amarijo: Doente, Pobre e Abandonado

Disputar uma final de Copa do Mundo é o ponto alto da carreira de um jogador profissional. Os pouquíssimos que conseguem este feito costumam ganhar fama, prestígio e muito dinheiro. Pelo menos é isso que a maioria das pessoas pensa, mas não foi o que aconteceu com Juvenal Amarijo.

Hoje, com 82 anos, Juvenal vive sozinho em uma casa e está impossibilitado de andar por causa de uma artrose no joelho direito. Há 57 anos, ele foi titular de uma das maiores seleções que o Brasil já teve.

No dia 16 de julho de 1950, a seleção entrava no campo do Maracanã para disputar, contra o Uruguai, a final da Copa do Mundo: a única realizada no Brasil. O zagueiro Juvenal imaginava sair do estádio como um dos heróis da conquista, mas a surpreendente derrota por dois a um mudou o rumo da vida de todos os jogadores brasileiros.

Só dois jogadores daquela partida continuam vivos: Friaça e Juvenal. Poucos anos depois da Copa, o gaúcho Juvenal jogou no Bahia e mora por aqui até hoje. A casa, que tem menos de dez metros quadrados, não é dele. Juvenal sobrevive graças à ajuda de vizinhos e amigos.

Diante de tantas dificuldades, Juvenal faz um apelo por atendimento médico e qualquer forma de ajuda. Quase sempre sozinho no quarto, o ex-zagueiro só tem o rádio como companhia, uma forma de diversão. O aparelho, que era a única maneira de os brasileiros acompanharem a Copa de 1950, é, hoje, a única ligação de Juvenal com o mundo exterior. E foi pelo rádio que ele ficou sabendo qual será o país-sede da Copa de 2014.

A competição será daqui a sete anos. Com 89 anos, o velho jogador quer estar novamente no Maracanã, mas dessa vez como torcedor.Ibahia

Posição: Zagueiro

Nascimento: 27/11/1923

Copa: 1950 Jogos pela seleção: 11

Gol pela seleção: 0

Clubes: Palmeiras, Flamengo, Bahia, Cruzeiro-RS e Ypiranga-BA

Títulos: Campeão paulista em 1950, pelo Palmeiras; e baiano em 54 e 56, pelo Bahia

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário