Chances de acesso do Bahia é de 72,4%, afirma matemático

Ainda faltam 11 rodadas para o fim do Octogonal Final do Campeonato Brasileiro da Série C, e ainda é muito cedo para qualquer tipo de previsão. No entanto, os matemáticos já começaram a fazer as contas de quem começou na frente por uma das quatro vagas que garantem presença na Série B do próximo ano.

De acordo com o site www.chancedegol.com.br do matemático Marcelo Leme de Arruda, Atlético-GO e Bragantino, que, após três rodadas, dividem a liderança, com sete pontos, são os grandes favoritos ao acesso. Por outro lado, Barras e Nacional-PB, segundo as contas do site, não têm mais porque participar da competição.

O Atlético é o grande favorito à promoção, com 95,5% de chances. O título tem a probabilidade de 49,6% de cair nas mãos do time comandado pelo técnico Sérgio Alexandre, que na última rodada bateu o rival Vila Nova-GO, por 3 a 1. O adversário que mais ameaça a supremacia atleticana é o Bragantino.

A equipe paulista tem 90,2% de chances de disputar a Série B do próximo ano, o grande sonho do presidente Marquinhos Chedid. O grito de “É campeão” já caminhou 27,4% nestas três primeiras rodadas. Mas, como frisamos no início, ainda é muito cedo, e os demais concorrentes também não estão longe de atingir o objetivo.

O Bahia, que na última temporada já desperdiçou a chance do acesso, está 72,4% na Série B de 2008. Com 10,3% de chance de ser campeão, o Tricolor ainda tem muito chão para queimar neste Octogonal. A surpresa Crac fica na frente dos tradicionais ABC-RN e Vila Nova-GO quando o assunto é chance matemática.

A equipe de Catalão tem 68,8% de chance de subir, contra 59,1% do ABC e 14,1% do Vila Nova. Com menos de 0,01% de chance, somente um milagre vai reverter as situações de Barras-PI e Nacional-PB.

Acesso por pontuação

Segundo Marcelo Leme de Arruda, a vaga para a Série B pode ser confirmada, a princípio, com a conquista de 30 pontos. O título está garantido somente com 38.

Na próxima rodada, que será toda ela disputada na quarta-feira, o site aponta como favoritos o ABC, que encara o Nacional, fora de casa, o Bahia, que recebe o Barras, o Bragantino, que enfrenta o Vila Nova, em Bragança Paulista, e o Atlético-GO, que faz mais um clássico regional, dessa vez contra o Crac.

Classificação momentânea

1º) Atlético-GO, com sete pontos e saldo positivo de oito gols.

2º) Bragantino, com sete pontos e saldo positivo de dois gols.

3º) Bahia, com seis pontos.

4º) ABC-RN, com quatro pontos.

5º) Vila Nova-GO, com três pontos e oito gols pró.

6º) Crac-GO, com três pontos e cinco gols pró.

7º) Barras-PI, com dois pontos.

8º) Nacional, com um ponto.AFI

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário