Vitória a oito pontos da Série A

O Vitória só precisa de mais oito pontos para voltar à elite do futebol nacional. Pelo menos é assim que pensa o técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão. De acordo com ele, o rubro-negro tem de somar 62 pontos para garantir uma vaga na Série A do próximo ano. Com 54 pontos conquistados até agora, o Vitória é o vice-líder da Série B do Campeonato Brasileiro e ainda tem mais cinco partidas pela frente.

Pelas contas do técnico Vadão, o time teria a obrigação de vencer os dois jogos em casa contra duas equipes que estão na luta contra o rebaixamento (CRB e Remo) e conseguir mais um triunfo ou dois empates nos três jogos que tem a disputar fora de casa. No ano passado, o quarto colocado da segunda divisão, o América do Rio Grande do Norte, conquistou o acesso com 63 pontos.

Teoricamente, o time teria de vencer quatro compromissos, mas isso só seria necessário se os três adversários que vêm logo atrás da tabela – Portuguesa (53), Ipatinga (52) e Criciúma (50) – vencerem todos os jogos que lhes restam, o que é matematicamente impossível, visto que dois deles têm um confronto direto na última rodada do campeonato.

Para o matemático Tristão Athaíde, do site Infobola, o Vitória tem 90% de chances de conquistar o acesso. Para o site Chance de Gol, 91,8%. Ambos consideram que o Coritiba, atual líder, com 62 pontos, tem menos de 1% de chance de não se classificar. O Coxa pode garantir matematicamente a vaga se derrotar justamente o Vitória no sábado, no Couto Pereira.

Se conseguir voltar à Série A, 2008 será o quarto ano seguido que o Vitória não permanece na mesma divisão. Rebaixado para a série B em 2004, e para a C em 2005, o clube rubro-negro voltou em 2006 para a Segundona e está muito próximo de conquistar o segundo acesso consecutivo.

A delegação do Vitória viaja no início da noite de hoje para a cidade de Curitiba. No sábado, o rubro-negro enfrenta o líder da Série B do Campeonato Brasileiro, o Coritiba. Para esta partida, o técnico Vadão terá o retorno do volante Chicão, que cumpriu suspensão no jogo de terça-feira e volta a ficar à disposição.

O treinador ainda não poderá contar com o zagueiro Marcelo Batatais. Machucado, o jogador ficou de fora da partida contra o Brasiliense e vai mais uma vez desfalcar a equipe. Com isso, Anderson Martins continua formando a dupla de zaga ao lado de Jean.

Além de não poder contar com Batatais, o Vitória corre o risco de ter também o desfalque do volante Vanderson. O jogador se queixou de dores no pé – foi substituído aos 11 minutos do primeiro tempo na terça-feira – e foi submetido a uma radiografia ontem.Tribuna da Bahia

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário