Alecsandro diz que jovens baianos sonham com o Cruzeiro

Atacante celeste, uma das revelações do Vitória, diz que atletas das categorias de base na Bahia já conhecem a estrutura da Raposa.

O atacante Alecsandro, um dos jogadores “importados” do futebol baiano pelo Cruzeiro, faz questão de valorizar o trabalho na base dos clubes formadores. “No momento em que convivi lá eles se preocupavam bastante com seus jogadores, tinha um profissionalismo muito grande na formação, buscavam atletas em qualquer canto do Brasil, faziam um bom trabalho que acarretou em grandes descobertas”, analisou.

Ele conta que com essa tradicional parceria “Minas-Bahia” os jogadores daquele estado já sabem da possibilidade de vir para um grande clube e se esforçam ainda mais. “Hoje, os atletas das divisões de base de lá estão sempre atentos a isso, com a possível vinda para o Cruzeiro que tem uma estrutura maior. Eu, por exemplo, me preparei para isso”, comentou.

Mas não é de hoje que o futebol baiano vem chamando a atenção da diretoria celeste. Ao longo da história, vários jogadores que tiveram grande projeção nacional e até internacional pelo Cruzeiro vieram da terra do Acarajé. Na década de 80, o atacante Charles foi um dos pioneiros e abriu as portas para os baianos de nascimento ou de coração.

Revelado pelo Bahia no final da década de 80, o ex-centroavante atuou pelo Cruzeiro em 1991 e 1992. Natural de Itatiba, ele fez sucesso em Minas e acabou tendo seu passe comprado por Diego Maradona para atuar no Boca Juniors, da Argentina.

Alguns anos mais tarde, o goleiro Dida, considerado um dos melhores do mundo, surgiu no Vitória, mas também foi no Cruzeiro que ele apareceu para o mundo. Dida conquistou a Copa do Brasil, em 1996, e a Libertadores, em 1997, sendo negociado com o Milan, da Itália, em 1999. Na última Copa do Mundo ele foi titular da Seleção Brasileira.

Nessa mesma época o soteropolitano Marcelo Ramos também se destacava depois de jogar no Bahia de 1991 a 1994. Assim como Dida, ele participou das conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores.

Mais recentemente, o lateral-esquerdo Leandro, outro atleta do Vitória, participou do ano mais vitorioso da história do clube com a conquista da tríplice coroa, em 2003, com os títulos do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Além desses, tantos outros como Alex Alves, ex-Vitória, e Jorge Wagner, que atuou pelos dois maiores clubes baianos e hoje é titular do São Paulo, também fizeram história no Cruzeiro.

Luiza Oliveira, do Pelé.Net

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário